Estrangeiros ajudaram mais de mil pessoas carentes em Ilhéus este ano
Recursos oriundos de doações da Europa, especialmente da Alemanha, destinados para rede de apoio social, contemplara 1185 pessoas em Ilhéus através de 5 projetos no ano de 2013, através da Organização Não Governamental Human Network do Brasil (HNB). A Ong, que trabalha com a educação profissionalizante, e ajuda projetos voltados para a educação infantil e esporte, atua há 13 anos no município e já apoiou mais de 70 projetos na região.
Na educação infantil, 244 crianças de 3 a 5 anos foram contempladas em 2013 pelas doações captadas pela rede HNB, destinadas para a Escola Dom Bosco, através da Associação Ilheense de Assistência a Menores (AIAM), no distrito do Banco da Vitória, e o Projeto Escola e Creche Bom Pastor, na Barreira, ambas instituições que trabalham em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Ilhéus.
Já o Centro Profissionalizante HNB, teve 701 capacitações em 2013 para pessoas maiores de 18 anos, de baixa renda, em cursos profissionalizantes e oficinas em diversas áreas, como costura, cabeleireiro, estética, informática, culinária etc, por meio da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A Capelania São Paulo Apóstolo, no bairro Princesa Isabel, recebe construção de salas para cursos profissionalizantes em sua estrutura, investimento que trará no futuro um saldo social na capacitação de pessoas carentes.
A Escolinha de Futebol Os Meninos de Ilhéus, projeto também beneficiado pela rede, treinou 200 alunos entre 8 e 17 anos na Barra, Malhado e Banco do Pedro, em que a turma de jogadores participou de 1 campeonato, 3 torneios e diversos amistosos foram realizados ao longo de 2013.
Além disso, a Creche São Francisco de Assis do bairro Teotônio Vilela, também foi apoiada pela Human Network do Brasil, que participou em parceria com o Rotary Club Jorge Amado na reforma do prédio, para atender 40 crianças carentes.
Ajuda sem fronteiras – De acordo com o fundador da HNB, Michael Eckes, a organização “recebe doações diretamente de amigos e pessoas próximas a mim, que me conhecem. Os doadores gostam sempre de receber cartas para ter notícias sobre as ações sociais, e, sempre que podem, vêm ao Brasil visitar os projetos. Ficam felizes ao ver as realizações”, afirmou.
Segundo a Presidente da HNB, Maria Rosa Oliveira, “nosso principal foco é a educação profissionalizante. Sem dúvidas, a capacitação oferece condições para pessoas de baixa renda adquirirem conhecimento em uma área específica e a desenvolverem potencial de trabalho com a experiência que adquiriram através dos cursos e oficinas”.